UERJ 2025 | ED | Questão 7

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Olá, pessoal! Neste post, vamos resolver juntos a questão 7 do Exame Discursivo de matemática do vestibular da UERJ 2025. Confira o enunciado e acompanhe a resolução passo a passo, que também está disponível no meu canal do YouTube! Não esqueça de dar um like no vídeo e se inscrever no canal para mais dicas e resoluções como esta. Forte abraço e bons estudos!

Enunciado

Um cilindro circular reto está contido em uma semiesfera de raio \overline{AB} = 1, como ilustra a imagem. O raio \overline{AC} da base desse cilindro mede r e o ângulo agudo B\hat{A}C mede \theta graus.

Calcule a altura e a área lateral do cilindro em função de \theta. Em seguida, calcule o valor de \theta para que essa área seja máxima.

Resposta

\theta = 45^\circ = \dfrac{\pi}{4} rad

Resolução

Seja h a medida de \overline{BC} (altura do cilindro).
Então, temos que:

    \[\begin{array}{rl}& \sin \theta = \dfrac{h}{1} \Leftrightarrow \\\Leftrightarrow & h = \sin \theta.\end{array}\]


Além disso,

    \[\begin{array}{rl}& \cos \theta = \dfrac{r}{1} \Leftrightarrow \\\Leftrightarrow & r = \cos \theta.\end{array}\]


Seja \left(S_{\ell}\right) a área lateral do cilindro.
Então, temos que:

    \[\begin{array}{rcl}\left(S_{\ell}\right) & = & 2\pi \cdot r \cdot h \\& = & 2\pi \cdot \cos \theta \cdot \sin \theta\\& = & \pi \cdot 2 \cdot \sin \theta \cdot \cos \theta\\& = & \pi \cdot \sin \left(2\theta\right).\end{array}\]


Como 0 \leq \theta \leq \dfrac{\pi}{2} \Leftrightarrow 0 \leq 2\theta \leq \pi, então 0 \leq \sin\left(2\theta\right) \leq 1. Logo, S_{\ell} será máxima quando \sin \left(2\theta\right) for igual a 1.
Portanto,

    \[\begin{array}{rl}& \sin\left(2\theta\right) = 1 \Leftrightarrow \\\Leftrightarrow & 2\theta = \dfrac{\pi}{2} \Leftrightarrow\\\Leftrightarrow & \theta = \dfrac{\pi}{4} \text{ rad}.\end{array}\]

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Professor Gustavo Adolfo

Gustavo Adolfo é professor de Matemática com mais de 20 anos de experiência, especializado em vestibulares, concursos militares e olimpíadas de Matemática. Mestre em Matemática e apaixonado por transformar o aprendizado em resultados concretos.

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